O voto de bodisatva na tradição da profundidade
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna-Padmasambhava e outra ligada a Maitreya-Asanga-Atisha. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
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Os votos na tradição de Nagarjuna e Padmasambhava
São 20 ítens no total.
Dois votos gerais:
Bodicita da aspiração e bodicita da ação. Na tradição da profundidade, esses dois votos são tomados como um só.
1. O voto da bodicita da aspiração é o de atingir a iluminação com o propósito de beneficiar os outros (e não para obter liberação individual);
2. O voto da bodicita da ação é se engajar na prática das seis paramitas: generosidade, ética, paciência, perseverança, meditação e sabedoria.
Dezoito votos raiz:
As cinco quebras de acordo com a atividade de um rei
1. Roubar a propriedade das Três Joias, ou induzir outros a fazer o mesmo.
2. Repudiar um dos três veículos, ou induzir alguém a acreditar que algum deles não leva a liberação.
3. Roubar, bater, prender ou matar aqueles que vestem robes monásticos, ou forçá-los a assumir a vida leiga.
4. Cometer um dos cinco crimes com retribuição imediata (matar pai ou mãe, matar um arhat, ferir um buda e causar cisão na sangha).
5. Manter visões errôneas.
As cinco quebras de acordo com a atividade de um administrador
Causar a destruição de (1) habitações, (2) vilas, (3) cidades, (4) zonas metropolitanas e (5) regiões inteiras.
As oito quebras de acordo com a atividade de uma pessoa comum
1. Ensinar vacuidade aqueles que não estão preparados para ela, porque eles abandonarão a bodicita.
2. Conscientemente levar pessoas com uma disposição mahayana para fora do caminho mahayana.
3. Ao indiscriminadamente louvar o mahayana, levar pessoas de disposição hinayana a abandonarem seus votos de liberação individual.
4. Manter que o caminho hinayana não erradica as aflições mentais, ou que os shravakas não possuem um caminho autêntico para a liberação.
5. Criticar abertamente bodisatvas e louvar a si próprio.
6. Falsamente afirmar que realizou a visão profunda (vacuidade).
7. Encorajar pessoas poderosas a perseguir praticantes, e secretamente se apropriar de oferendas.
8. Perturbar a prática dos meditadores ao se apropriar de seus bens, ou perturbar aqueles que estão engajados na prática de shamata com regras e regulações arbitrárias.
• mp3 do podcast.
• O voto de bodisatva na tradição da vastidão (o conjunto de votos da tradição complementar, com os votos e vídeo do Canal Tendrel).
• Perfect conduct (livro de Dudjom Rinpoche e Padma Wangyi Gyalpo na amazon.com.br).
• Eighteen root downfalls (on Rigpa Wiki, according to the profound view tradition).
• Root bodhisattva vows (on Study Buddhism by Alex Berzin, according to the vast activities tradition).
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O Buda ficou em silêncio ao ser perguntado sobre um criador?
Por que o Buda às vezes não respondia, ou respondia com o silêncio nobre? Esse foi o caso com a noção de um deus criador? (Não, o Buda não ficou em silêncio sobre isso, e sim, ele refutou um criador.)
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Como renascer budista
Na visão budista, é muito fácil nascer animal ou em pior circunstância, sem nenhuma chance de ser capaz de reconhecer ou praticar o Darma do Buda. E se nascemos humanos, é muito difícil ter o mérito de encontrar, ver valor e oportunidade de se engajar no darma como praticante. A chance de ter um nascimento dotado das liberdades e vantagens na próxima vida é muito pequena. Pior do que isto, mesmo nessa vida pode ser que ainda não tenhamos usufruído totalmente dessa oportunidade, e, se a temos em certa medida, podemos perdê-la com grande facilidade. Como fazer para não perder o darma e aumentar a chance de reencontrá-lo, caso não atinjamos realização nessa vida?
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A noção de substância é autocontraditória
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.
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É possível ser budista e acreditar na terra ser plana?
O quanto o budismo depende do conhecimento estabelecido?
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